Harry Bertoia ( 1915-1978 ) nasceu em Udine - Itália, mas emigrou com a família para os EUA em 1930.
Formou-se na Cass Technical Hight School de Detroit , foi bolsista na Cranbrook Academy of Arts, onde Graduou-se e também lecionou até 1943.
O italiano Harry foi um artista que ficou conhecido por estudar profundamente a maleabilidade do metal trabalhando-o em telas e tramas e a ergonomia.
Juntamente com Eero Saarinen, desenvolveu um método de fabricar madeira prensada que mais tarde, iria influenciar definitivamente os processos de produção de mobiliário e o seu próprio design.
Nos anos 50, construiu mais uma forte relação com outra colega de Cranbrook, Florence Knoll, que tinha um atelier na Pensilvânia e lhe ofereceu um ambiente de trabalho altamente motivador.
Ali, desenhou a linha de cadeiras em fio metálico para a Knool International, que tiveram tão grande sucesso comercial que permitiram que se dedicasse à sua carreira de escultor, sua maior paixão.
Em sua concepção, o designer preocupou-se essencialmente com o espaço, com a forma e com o que o metal teria a oferecer. Classificava-as como feitas de ar, a exemplo de esculturas permeadas, cortadas e atravessadas pelo espaço. Bertóia conseguiu tirar a massa da forma, o peso da matéria, o impacto chapado do plano.
Bertóia percorreu os mais diversificados caminhos do desenho, mas foi na escultura que baseou toda a sua obra.
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